Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344
Tipo: Artigo de Evento
Título: Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
Autor(es): Melo, Gilberliane Mayara Andrade
Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância;Projeto Político Pedagógico;Projovem Campo-Saberes da Terra;Paulo Freire
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: MELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878.
Resumo: A Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_gmamelopklncosta.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.