Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41562
Title in Portuguese: Fenomenologia do turismo e agenda de grandes eventos: uma analise curricular dos cursos superiores de turismo no nordeste brasileiro
Author: Sousa, Márcia Maria Bezerra de
Advisor(s): Lima, Marcos Antônio Martins
Keywords: Educação superior
Avaliação curricular
Turismo
Issue Date: 2012
Citation: SOUSA, Márcia Maria Bezerra de. Fenomenologia do turismo e agenda de grandes eventos: uma analise curricular dos cursos superiores de turismo no nordeste brasileiro. 2012. 108f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Portuguese: A educação de nível superior no Brasil, cresceu em um ritmo bastante acelerado, deixando uma preocupação no que diz respeito á qualidade ofertada nesses cursos. O objetivo geral dessa monografia é identificar as falhas que ocorrem na educação do profissional de turismo, a fim de identificar e melhor a sua formação para que a sua atuação se torne algo mais completo através da formação superior. O turismólogo com uma formação voltada para o mercado de trabalho, para a empregabilidade na diversidade de atividades que a sua área de atuação proporciona. Questiona sobre a qualidade oferecida na formação desse profissional, qual o seu papel na estrutura do trade turístico, proporcionando o reconhecimento da sociedade. O estudo proposto caracteriza como descritivo – explicativo, utilizando métodos através de pesquisas realizadas com instituições de ensino superior sediadas em capitais nordestinas e também, pelo trade turístico da cada região. Caracteriza os nove estados do Nordeste brasileiro sobre uma visão geoeducacional e socioeconômica. O diagnóstico da pesquisa proporciona resultados sobre a formação do turismólogo e como essa profissão esta em evidencia sobre os grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar nos anos de 2014 e 2016. Podendo, contudo direcionar uma estratégia de aprendizagem constante pela amplitude que esses eventos irão proporcionar de ações desenvolvidas no país e principalmente de âmbito educacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41562
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mmbsousa.pdf703,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.