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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorMachado, Marta Suiane Barbosa-
dc.date.accessioned2019-05-10T17:48:55Z-
dc.date.available2019-05-10T17:48:55Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMACHADO, Marta Suiane Barbosa. Planejamento de ensino na concepção de docentes do ensino superior. 2012. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41565-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titlePlanejamento de ensino na concepção de docentes do ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO planejamento de ensino envolve a tomada consciente de decisões acerca das situações concretas de ensino. É, portanto, um ato político-pedagógico que explicita os objetivos que se deseja atingir através do processo de ensino, assim como o caminho a percorrer para alcançá-los da forma mais satisfatória. O ensino superior brasileiro possui uma organização própria que intervém na forma como o planejamento é concebido e realizado. Aliado a isso existem questões relativas ao agente planejador, no caso o docente, que também possui um modo particular de compreender e realizar seu planejamento. Entender a forma como a organização do ensino superior interfere no planejamento e a concepção que os docentes têm a seu respeito são os principais objetivos deste trabalho. Para isso se fará um estudo da configuração do ensino superior na atualidade e da forma como o planejamento é realizado neste nível de ensino. Serão também abordadas as implicações da formação docente na realização do planejamento e questões relativas às competências necessárias aos profissionais que o exercem. Enquanto nos demais níveis de ensino o planejamento acontece de forma mais sistematizada, no ensino superior ele carece de uma maior atenção. A expansão do ensino superior, sua departamentalização, a formação docente descontextualizada com a dimensão prática da atividade profissional e o acúmulo de atribuições a que o docente de ensino superior é submetido são fatores de influência para que o planejamento ainda não aconteça da forma almejada.pt_BR
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