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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorCruz, Uilma Célia Garcia da-
dc.date.accessioned2019-05-10T18:26:29Z-
dc.date.available2019-05-10T18:26:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCRUZ, Uilma Célia Garcia da. Escolha profissional docente: vocação ou opção? 2012. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41570-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectIdentidade profissional.pt_BR
dc.titleEscolha profissional docente: vocação ou opção?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNem sempre a escolha desejada ou vocacionada para uma futura carreira será a opção do sujeito, pois esta escolha dependerá de inúmeros fatores que irão desencadear um resultado, nem sempre desejado, mas que estará de acordo com a sua situação ocasional. Nesta pesquisa buscamos analisar a escolha ou opção pelo curso de Pedagogia, com base em algumas teorias norteadoras da escolha profissional, identificando os sujeitos, fatores determinantes da escolha ou “não escolha”, questões relacionadas à formação docente, com abordagens da construção da identidade profissional, histórica e política e o ponto de vista de alguns autores quanto à carreira profissional, como: Selma Garrido, Graça Anastasiou, Maurice Tardif e Claude Lessard. A metodologia que utilizamos foi através de um estudo de caso, com enquete e questionário que abordam questões de escolha ou não pelo curso de Pedagogia, levantando características socioeconômicas e culturais. A pesquisa foi realizada com 56 alunos ingressos no curso de Pedagogia, diurno e noturno, do ano de 2012, primeiro semestre, da Universidade Federal do Ceará. A obtenção dos resultados aponta para 49% dos alunos com escolha pela Pedagogia e 51% que escolheram por descarte frente às questões levantadas de situação socioeconômica, cultural e aferições avaliativas e seletivas. Dos 49% que optaram pela Pedagogia, 73% tem renda abaixo de quatro salários mínimos, corroborando com a pesquisa.pt_BR
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