Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41665
Tipo: Artigo de Evento
Título: A educação como instrumento para frear o poder e a corrupção brasileira
Autor(es): Silva Júnior, Roberto da
Palavras-chave: Educação;Corrupção brasileira;Cidadania;Virtude política
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SILVA JÚNIOR, Roberto da. A educação como instrumento para frear o poder e a corrupção brasileira. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1151-1165.
Resumo: Falar de corrupção numa sociedade democrática, como a brasileira, é o mesmo que se falar, na visão de Montesquieu, do desrespeito ao princípio fundante e primordial de uma república democrática, qual seja a virtude. Montesquieu, em sua principal obra “O Espírito das Leis” (1748), atribui à virtude a condição sine qua non de uma república democrática. Somente é possível existir uma sociedade plenamente democrática se existir como guia das condutas e ações de seus indivíduos a virtude. Essa virtude é entendida senão como a conduta e ação que visam o amor à pátria e a defesa da igualdade incondicionalmente. Não se deve, contudo, segundo Montesquieu, confundir essa virtude com a virtude religiosa. A virtude de que é tratada aqui é a virtude política.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41665
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_rsilvajunior.pdf4,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.