Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41695
Tipo: Artigo de Evento
Título: O ensino de filosofia no Brasil: algumas reflexões
Autor(es): Santos, Adriana Conceição dos
Soares, Emanoel Luís Roque
Palavras-chave: Filosofia no Brasil;Filosofia no ensino médio;Professor;Contemporaneidade
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SANTOS, Adriana Conceição dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. O ensino de filosofia no Brasil: algumas reflexões. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1295-1304.
Resumo: O ensino pode nos ajudar na construção cidadã dando significado ao mundo, e uma busca profunda do sujeito crítico e reflexivo. È observável desde os tempos remotos o ato de instruir os indivíduos, a exemplo, os ensinamentos de auto-sobrevivência, de modo informal que era ensinado pelos familiares por meio, da observação e da prática. Os sofistas, por exemplo, começaram a usar métodos que contemporaneamente nos auxiliam á prática educativa. Pensar assim no ensino de Filosofia no Brasil requer contextualizar a história da filosofia no Brasil sobre tudo porque aborda uma época de mudanças culturais, econômicas e política no país. A pesquisa é importante para compreender o ensino de filosofia para educação brasileira, de modo que instigue a atenção dos leitores sobre o pensar filosófico, o retorno da disciplina no ensino médio, o professor na sala de aula nos dias atuais e também sua importância para contemporaneidade. Desse modo o presente artigo tem por objetivo, abordar temas que trate do ensino de Filosofia no Brasil assim como sua desvalorização paralela a educação na atualidade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41695
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_acsantoselrsoares.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.