Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Adriana Conceição dos-
dc.contributor.authorSoares, Emanoel Luís Roque-
dc.date.accessioned2019-05-15T18:31:03Z-
dc.date.available2019-05-15T18:31:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Conceição dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. O ensino de filosofia no Brasil: algumas reflexões. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1295-1304.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-065-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41695-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIMPRECEpt_BR
dc.subjectFilosofia no Brasilpt_BR
dc.subjectFilosofia no ensino médiopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleO ensino de filosofia no Brasil: algumas reflexõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino pode nos ajudar na construção cidadã dando significado ao mundo, e uma busca profunda do sujeito crítico e reflexivo. È observável desde os tempos remotos o ato de instruir os indivíduos, a exemplo, os ensinamentos de auto-sobrevivência, de modo informal que era ensinado pelos familiares por meio, da observação e da prática. Os sofistas, por exemplo, começaram a usar métodos que contemporaneamente nos auxiliam á prática educativa. Pensar assim no ensino de Filosofia no Brasil requer contextualizar a história da filosofia no Brasil sobre tudo porque aborda uma época de mudanças culturais, econômicas e política no país. A pesquisa é importante para compreender o ensino de filosofia para educação brasileira, de modo que instigue a atenção dos leitores sobre o pensar filosófico, o retorno da disciplina no ensino médio, o professor na sala de aula nos dias atuais e também sua importância para contemporaneidade. Desse modo o presente artigo tem por objetivo, abordar temas que trate do ensino de Filosofia no Brasil assim como sua desvalorização paralela a educação na atualidade. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_acsantoselrsoares.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.