Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41698
Tipo: Artigo de Evento
Título: Quilombos no Ceará: história, memória e oralidade
Autor(es): Sucupira, Tânia Gorayeb
Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Quilombos no Ceará;História;Memória;Oralidade
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SUCUPIRA, Tânia Gorayeb; VASCONCELOS, José Gerardo. Quilombos no Ceará: história, memória e oralidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1328-1338.
Resumo: O arcabouço jurídico que concede os direitos e protege a certificação de territórios quilombolas é recente no Brasil e também ainda são poucas as comunidades negras reconhecidas oficialmente, o que desperta para a necessidade de conhecer mais sobre estes grupos sociais, historicamente prejudicados, inquestionavelmente, desde sua chegada a estas terras na condição de escravos. Revisitar a história dos afrodescendentes, pesquisando sua participação na formação da sociedade brasileira vem tornando possível ressignificar conceitos antigos e desafiar preconceitos recorrentes, arraigados no imaginário nacional. Conhecer e socializar outras perspectivas da contribuição dos negros à História do Brasil pode retificar conteúdos etnográficos, sociológicos, antropológicos e demais áreas do conhecimento, permitindo a reparação de danos históricos e possibilitando a modificação do currículo educacional brasileiro. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41698
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_tgsucupirajgvasconcelos.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.