Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41783
Tipo: Artigo de Evento
Título: Luzes da instrução para um Brasil Sêcco: educação rural no Ceará em idos de 1920 a 1930
Autor(es): Araújo, Fátima Maria Leitão
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Processo de Ensino-Aprendizagem;Historiografia
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: ARAÚJO, Fátima Maria Leitão. Luzes da instrução para um “Brasil Sêcco": educação rural no Ceará em idos de 1920 a 1930. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 164-174.
Resumo: Em 1926 publicara Lourenço Filho a sua obra Joazeiro do Padre Cícero – Scenas e Quadros do Fanatismo no Nordeste, onde apresenta de forma contraditória uma “fisionomia” ou sociologia das populações sertanejas do ceará, enfocando, primordialmente, o povo de Juazeiro do Norte. A análise do educador paulista oscila, pois, entre um perfil de selvagens homens submersos nos porões da insanidade e do fanatismo, ao ser de comprovada força em sua heróica luta de sobrevivência frente a dura realidade da seca, ou seja: “ O homem do sertão, o “Mane Xique- Xique”, o rude e ignorante, é o homem de luta e valor” ( LOURENÇO FILHO, 2002, p 143 ). A referida obra traz uma radiografa da realidade sertaneja da região cearense do Cariri que, retirando-se a particularidade do fenômeno político-religioso em torno da figura enigmática do Padre Cícero Romão Batista, é o retrato do Ceará, principalmente no que se refere às questões culturais e educacionais. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41783
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_fmlaraujo.pdf38,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.