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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Francisco Antonio Alves-
dc.contributor.authorMartins, Raquel Carine de Moraes-
dc.contributor.authorGomes, Rafelina de Sousa-
dc.date.accessioned2019-05-20T18:10:30Z-
dc.date.available2019-05-20T18:10:30Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Francisco Antonio Alves; MARTINS, Raquel Carine de Moraes; GOMES; Rafelina de Sousa. Alfabetização e escolarização de trabalhadores (as) no campo: conquistas e desafios. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 175-187.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41787-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMovimentos sociais e organizaçõespt_BR
dc.subjectDiretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campopt_BR
dc.titleAlfabetização e escolarização de trabalhadores (as) no campo: conquistas e desafiospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos a luta por uma educação do campo vem sendo estabelecida por alguns segmentos da sociedade civil. Dentre eles podemos citar os Movimentos Sociais e Organizações não governamentais que atuam no campo, o Movimento dos Sem-Terra – MST, a Federação dos trabalhadores (as) na agricultura do estado do Ceará – FETRAECE que pontuam as reivindicações por uma educação que contemple a realidade dos sujeitos do campo. Estas lutas foram fundamentais para a criação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, uma política educacional específica para áreas de assentamentos, envolvendo além dos movimentos e organizações do campo, as universidades e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Uma das principais e recentes conquistas de políticas públicas por uma educação do campo foi a aprovação das ‘Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo’ – Parecer no 36/2001 e resolução 1/2002 do conselho Nacional de Educação .”(Caldart, 2004, p. 01).[....]pt_BR
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