Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41828
Type: TCC
Title: Impacto da afetividade na aprendizagem escolar áurea
Authors: Costa, Júlia de Abreu
Advisor: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Inteligência
Issue Date: 2005
Citation: COSTA, Júlia de Abreu. Impacto da afetividade na aprendizagem escolar áurea. 2005. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho constitui o resultado de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a dimensão afetiva da aprendizagem formal no âmbito escolar. De forma mais específica, o objetivo é investigar, partindo de uma visão integradora de ser humano, como acontece a aprendizagem da criança, que é ao mesmo tempo um ser racional e um ser de afetividade. No primeiro capítulo, é feita uma análise da relação entre afetividade e inteligência dentro das principais teorias sobre o desenvolvimento da inteligência: as teorias psicogenéticas de Jean Piaget e Henri Wallon e a teoria sóciointeracionista de Lev Vygotsky. O segundo capítulo aborda a relação entre a afetividade e a socialização da criança: o desenvolvimento do autoconceito, da auto-estima, bem como, de que forma estes aspectos exercem influência na aprendizagem e, consequentemente, no desempenho escolar. O terceiro e último capítulo examina como a escola lida com a dimensão afetiva em sala de aula; como as emoções, a subjetividade e a personalidade de alunos e professores afetam a relação que se estabelece entre os mesmos e, de que forma tal aspecto influencia a aprendizagem no contexto escolar. Constatou-se, a partir da pesquisa bibliográfica que dá suporte ao referido trabalho, que a afetividade diz respeito a um aspecto do ser humano que não pode ser dissociado de outros que o compõe. Afetividade e inteligência são aspectos que estabelecem uma relação complementar, acompanhando o indivíduo no processo de aquisição de conhecimento. À escola, cabe considerar o indivíduo dentro de uma perspectiva global, preparando-se para lidar de forma adequada com a afetividade dentro do contexto de sala de aula, visto que, a aprendizagem escolar, como qualquer atividade, pressupõe e requer o indivíduo em sua totalidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41828
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_jacosta.pdf295,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.