Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832
Tipo: TCC
Título: Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular
Autor(es): Araújo, Eveline Mourão de
Orientador: Agrello, Marisa Pascarelli
Palavras-chave: Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Avaliação Educacional
Data do documento: 2005
Citação: ARAÚJO, Eveline Mourão de. Inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: O presente texto monográfico tem como proposta apresentar como se processa a inclusão de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento na escola regular, tendo por base o trabalho que é desenvolvido desde o ano de 1998 pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP, assim como também demonstrar como se dá esta transição e qual o papel da inclusão destas crianças na escola de ensino regular para o processo de inserção destas no social. Demonstrando a partir do exemplo da instituição Lugar de Vida a relevância da atuação dos profissionais envolvidos nesta tarefa específica, dentre os quais, optou-se por destacar o trabalho do acompanhante terapêutico e do psicopedagogo, profissionais que atuam intervindo diretamente nos dois espaços, pré-escola terapêutica e escola regular, lugares onde ocorre o processo e o desenvolvimento da aquisição de aprendizagem. Sendo o acompanhante terapêutico o profissional que acompanha a criança em todos os ambientes pelos quais circula socialmente, atuando como aquele que lhe ajuda a fazer laço como o social, fazendo-o assumir um lugar de sujeito de seu próprio desejo, sua singularidade, seu lugar como cidadão. E ao psicopedagogo reserva-se a tarefa de planejar e executar um acompanhamento psicopedagógico que envolve a criança, seus pais, o acompanhante terapêutico, a escola e toda a equipe interdisciplinar que também a acompanham.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41832
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_emaraujo.pdf303,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.