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dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorMelo, Maria Evelúcia Lustosa da Costa Martins de-
dc.date.accessioned2019-05-22T11:50:32Z-
dc.date.available2019-05-22T11:50:32Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMELO, Maria Evelúcia Lustosa da Costa Martins de. Brinquedoteca: um lugar de intervenção psicopedagógica com crianças. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41858-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titleBrinquedoteca: um lugar de intervenção psicopedagógica com criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a Brinquedoteca como lugar de investigação e estimulação do processo de aprendizagem na criança, capaz de promover mudanças necessárias por meio do lúdico e da criação. Ao discursar sobre as concepções filosóficas que influenciaram as teorias do desenvolvimento, da aprendizagem e das bases educacionais, coloca-se a brinquedoteca numa concepção interacionista por ser um lugar de interação entre crianças tornando-se meio de construção da aprendizagem. Na fundamentação teórica da Psicopedagogia, vários autores são apontados definindo o campo de atuação e o objeto de estudo da área em questão. A aprendizagem é destacada como um processo dinâmico e contínuo, capaz de captar conhecimentos e modificar comportamentos a partir de experiências anteriores, tornando-se fundamental na vida humana. Na intervenção psicopedagógica é prioridade a sensibilidade e formação do profissional para o sucesso das investigações e procedimentos adequados em cada conflito. Ressalta-se como valor primordial a observação das crianças em atendimento, na possibilidade de se estimular suas auto-estima e investir nas suas potencialidades. Dentro das possibilidades de intervenção destaca-se a ludicidade como abordagem fundamental na interação com a criança e na criação de espaço acolhedor, convidativo e adequado ao brincar. Visto que o homem é um ser lúdico e necessita dessa motivação para viver, interagir, aprender, desenvolver, criar e fazer cultura. A brinquedoteca, espaço estruturado para o brincar pode ser dirigida às várias faixas etárias para as mais diversas propostas. Na pesquisa pretende-se enfatizar sua importância no contexto infantil, ocupando a falta de espaços lúdicos e de lazer na sociedade atual. Como também elegendo-a como espaço adequado, possível de ser usada pelo psicopedagogo no exercício de suas investigações e intervenções. No funcionamento da brinquedoteca um fator fundamental apontado é a formação do psicopedagogo como brinquedista, devendo ser sensível e observador, preparado a nível teórico, prático e pessoal. Na importância do lúdico apresenta-se o significado dos brinquedos, brincadeiras e jogos como equilíbrio e construções para a infância. Pontuam-se as linguagens artísticas como: artes visuais, música, dança, teatro e a literatura infantil (através da contação e construção de histórias) que devem ser incluídas na brinquedoteca, enriquecendo esse espaço lúdico, quando trabalhadas nas suas diversas possibilidades. A experiência prática na formação de brinquedista e construção de brinquedotecas é fator de orgulho e motivação para novos projetos, cientes de que se encontra no lúdico o principal caminho para a resolução e prevenção de conflitos na infância.pt_BR
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