Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862
Title in Portuguese: Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar
Author: Justa, Regina Angela Esteves da
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Educação
Processo ensino-aprendizagem
Issue Date: 2005
Citation: JUSTA, Regina Angela Esteves da. Construção do vínculo como instrumento de resgate da identidade de uma organização escolar. 2005. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Portuguese: A pisicopedagogia nasceu na década de sessenta e se legitimava pela necessidade de atendimento mais especifico às crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Até então atendidos por profissionais da medicina e da psicologia. Estes acabavam tendo visão reducionista do problema tido como algo pouco compreendido, por falta de um conhecimento especializado sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A psicopedagogia evoluiu paralelo aos estudos na área educacional. O surgimento de novas teorias na área da lingüística e psicolingüística, do desenvolvimento humano proposto por Ferreiro (1992) bem como a nova visão sobre os diversos tipos de inteligências de Gadner (1994) e a aplicação da técnica de grupos operativos de Pichon-Riviere (1996),permitiu uma concepção mais complexa dos fatores que envolvem o processo de aprendizagem. Nesse contexto a psicopedagogia surge como uma aliada de demais ciências e abre outras instâncias profissionais em sua atuação, além do espaço clínico, como a escola, a família, a empresa e a psicopedagogia hospitalar
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41862
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_raesjusta.pdf552,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.