Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
Tipo: TCC
Título: Intervenção psicopedagógica no processo da leitura
Autor(es): Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa
Orientador: Agrello, Marisa Pascarelli
Palavras-chave: Processo de leitura;Intervenção psicopedagógica;Processo de ensino aprendizagem
Data do documento: 2005
Citação: PINHEIRO, Cristina Cláudia Tabosa. Intervenção psicopedagógica no processo da leitura. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma apreciação sobre a Intervenção Psicopedagógica no Processo de Leitura sob uma ótica atual, partindo de estudos de uma representação de autores especializados neste tema. Neste aspecto a fundamentação teórica do estudo proposto se firma em comentários de autores como Feil, Ferreiro e Teberotzky, Condemarin, Freire, entre outros. Estruturado em três capítulos o trabalho mostra concepções concernentes ao conceito de leitura, a importância do ato de ler e, como não poderia deixar de ressaltar, expõe considerações sobre as dificuldades pertinentes ao processo de aprendizagem da leitura, vindo ainda a estabelecer relação entre o fator dificuldade em desenvolvimento da leitura e o fracasso escolar, visto que, diante da não aprendizagem da leitura o aluno se vê frente a possibilidade de ingressar num amplo processo de não capitação dos conhecimentos necessários para o melhor desenvolvimento do seu nível de conhecimento que levará ao desestímulo com a leitura e daí o distanciamento com o aprendizado. Nesta esfera é que se faz hoje por demais precisa e significativa a intervenção da psicopedagogia no processo de leitura, pois mediante esta é possível, a partir da prática de métodos e estratégias poder vir a superar as dificuldades apresentadas pelo aprendiz. Tomando como suporte os comentários e concepções dos autores listados ao longo dos capítulos que dão estrutura ao presente trabalho é possível observar que a intervenção psicopedagógica mediante o uso de técnicas e uma metodologia adequada poderá superar as dificuldades apresentada pelo aprendiz no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da leitura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_cctpinheiro.pdf453,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.