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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Programa bolsa família e educação escolar: uma abordagem de dados em painel
Título em inglês: Bolsa família program and schooling: a panel data approach
Autor(es): Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Vasconcelos, Joyciane Coelho
Palavras-chave: Políticas públicas;Educação;Programa Bolsa Família
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista REDES
Citação: LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; VASCONCELOS, Joyciane Coelho. Programa bolsa família e educação escolar: uma abordagem de dados em painel. Revista REDES, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 335-355, jan/abr 2019.
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar se, e de que forma, o Programa Bolsa Família (PBF) contribuiu para melhorar os indicadores de educação infantil e ensino fundamental nos Estados Brasileiros. Com a estimação de modelos de regressão com dados em Painel para período de 2005 a 2014 espera-se verificar se os recursos do PBF foram capazes de influenciar o comportamento dos indicadores educacionais nas unidades brasileiras. Logo, pretende-se potencializar o impacto do PBF na promoção de uma educação mais inclusiva e de melhor qualidade. Despertar os Estados para a necessidade de criar mecanismos que favoreçam a efetividade das políticas sociais realizadas pelo Governo Federal. Os resultados deste artigo revelam que a situação da educação esta melhorando no Brasil como um todo. Mas, em alguns Estados isso ocorre de forma lenta e verifica-se são necessários vários anos para se alcançar uma situação menos desigual na educação entre as Unidades Federativas.
Abstract: This article aims at evaluating, and in what way, the Bolsa Família Program (PBF) contributed to improving the indicators of early childhood education and basic education in the Brazilian States. With the estimation of regression models with data in Panel for period from 2005 to 2014 it is expected to verify if the resources of the PBF were able to influence the behavior of the educational indicators in Brazilian units. Therefore, it is intended enhance the impact of the PBF in promoting a more inclusive and better quality education. To awaken states to the need to create mechanisms that favor the effectiveness of social policies carried out by the Federal Government. The results of this article reveal that the education situation is improving in Brazil as a whole. But in some states this occurs slowly and it turns out that it takes several years to reach a less unequal situation in education between the Federative Units.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42045
ISSN: 1982-6745
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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