Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42078
Tipo: Resumo
Título: A utilização do espaço físico e sua finalidade motivacional no processo ensino aprendizagem
Autor(es): Feitoza, Abraão de Matos
Moura, Sabrina Brenda Araújo
Pereira, Lucas Ramos
Lima, Rochanna Luane Aires
Mafezoli, Jair
Palavras-chave: Sala de apoio;Motivação;Redução na evasão
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FEITOZA, Abraão de Matos; et al. A utilização do espaço físico e sua finalidade motivacional no processo ensino aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O projeto “Implementação da Infraestrutura de Ambientes de Apoio aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Química” surgiu com a finalidade de proporcionar aos alunos do Curso de Licenciatura em Química (CLQ) um ambiente de estudos, pesquisa e interação, servindo como fator positivo da motivação extrínseca no processo educacional. Neste ambiente objetiva-se uma maior interação social entre alunos de diferentes semestres, possibilitando a troca de experiências e vivências. Como forma de mensurar, avaliar e compreender a utilização e os efeitos motivacionais do projeto pelos discentes utilizou-se os formulários de cadastro dos alunos que frequentam o espaço (I) e de contabilização do tempo de permanência no espaço (II). Além disso, utilizou-se o questionário de satisfação no uso do espaço (III). Os alunos em seu primeiro contato com o ambiente são orientados a fazer seu cadastro (formulário I). A partir deste momento, todos passam a assinar a entrada e saída do recinto (formulário II). Esses instrumentos são avaliados a cada mês e proporciona junto aos bolsistas um balanço individual e geral do uso efetivo do espaço. O questionário de satisfação foi disponibilizado ao final do semestre via redes sociais e e-mail, por trinta dias. No tratamento dos dados obtidos pelos instrumentos no semestre 2016.1, observou-se que dos 260 alunos matriculados no CLQ, cerca de 40% tiveram acesso ao espaço com um somatório de 2.000 horas, evidenciando a regularidade na utilização deste espaço. A participação via questionário envolveu 27,86% dos participantes do projeto, os quais afirmaram que o espaço serviu como motivação no processo de aprendizagem e para a permanência no curso, devido, principalmente, a interação interpessoal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42078
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amfeitoza.pdf49,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.