Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42089
Tipo: Resumo
Título: Revista Mov: Construção de sentidos coletivos e disseminação da produção cultural do ICA para além da universidade
Autor(es): Souza, Ana Beatriz Leite de
Dumaresq, Daniela Duarte
Palavras-chave: Cultura;Revista;Universidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Ana Beatriz Leite de; DUMARESQ, Daniela Duarte. Construção de sentidos coletivos e disseminação da produção cultural do ICA para além da universidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6)
Série/Período/Volume: v.1;n.1
Resumo: A universidade é um espaço de diversas produções, não necessariamente acadêmicas. Sejam provenientes de disciplinas, de grupos de pesquisa ou projetos independentes, esses produtos encontram uma barreira na disseminação para fora do ambiente universitário. A partir dessa problemática, surge dentro do Laboratório de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) a proposta da criação de uma revista colaborativa (MOV) para a divulgação de tais materiais, dentro das áreas de conhecimento do instituto: Cinema e Audiovisual, Dança, Design-Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro. As revistas possuem peso histórico no jornalismo cultural e estão diretamente ligadas à expansão das vanguardas (PIZA, 2003). Mesmo a cultura da convergência, “onde as velhas e as novas mídias colidem” (JENKINS, 2009, p. 29), não retirou esse papel fundamental e, por isso, a publicação recebe o formato revista. Seguindo a premissa de que “a cultura está em tudo, é de sua essência misturar assuntos e atravessar linguagens” (PIZA, 2003, p. 7), é adotada a plataforma digital, por trazer maiores possibilidades estéticas e de linguagem. A idealização do projeto se deu em articulação com a atividade de mapeamento dos grupos e realizadores atuantes no ICA. Este trabalho, portanto, visa analisar a potencialidade da revista como espaço de construção de sentidos coletivos entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos e de disseminação das produções culturais realizadas dentro do ICA. O caráter colaborativo ajuda a manter a integração entre estudantes e a universidade, assim como a interação entre as diferentes áreas do conhecimento abrangidas pelos cursos do instituto. A publicação em plataforma digital, por sua vez, permite que o conteúdo seja levado além do espaço universitário, servindo como uma espécie de portfólio do ICA e abrindo portas para o mercado de trabalho e a vida cultural da cidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42089
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ablsouza.pdf50,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.