Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42202
Title in Portuguese: A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
Title: Text production in middle school: developing writing competence by means of didactic sequences
Author: Paiva, Hermínia Maria Florêncio
Zavam, Aurea Suely
Keywords: Ensino da escrita
Produção de textos
Sequência didática
Carta de reclamação
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Letras & Letras
Citation: PAIVA, Hermínia Maria Florêncio; ZAVAM, Aurea Suely. A produção de textos no ensino fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 158-186, jul./dez. 2016.
Abstract in Portuguese: Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal a aplicação de uma sequência didática para trabalhar com um gênero da ordem do argumentar: a carta de reclamação, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. O propósito maior é desenvolver nos alunos habilidades de leitura e escrita, como práticas sociais imprescindíveis em nossa sociedade letrada. A proposta parte da concepção de escrita como processo (VIEIRA, 2005) e fundamenta-se no modelo de sequência didática (SD) de Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). Com os resultados alcançados, constata-se que o trabalho com a sequência didática, além de melhorar o desempenho na produção de textos escritos, proporciona o (re)conhecimento do gênero, conforme defendem os autores do modelo de SD. A experiência possibilita verificar avanços nas produções dos alunos tanto em relação à apropriação dos elementos prototípicos da carta de reclamação quanto à habilidade do processo de escrita, além de favorecer a percepção de um maior estímulo por parte dos estudantes com o desenvolvimento de um projeto próprio para a produção de textos. Nesse sentido, espera-se contribuir com professores de Língua Portuguesa, tanto no que se refere ao ensino da produção de textos, quanto no que toca à busca de novas alternativas para potencializar habilidades nos estudantes e aumentar a motivação para que escrevam com mais propriedade e com mais frequência.
Abstract: This paper is the result of a research project that aims to apply a didactic sequence to work with an argumentative genre: a letter of complaint, with students from 9th grade of elementary school. The ultimate purpose is to develop writing skills since they are essential to social practices in our literate society. The proposal is based on the concept of writing as a process (VIEIRA, 2005) and it is based on a didactic sequence model (SD) as proposed by Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004). With the results, it appears that the work with the didactic sequence improves the performance in the production of written texts and provides the recognition of genres, as claimed by the SD authors. This experience enables us to check students’ progress in writing and in the ownership of the prototypical elements of the complaint letter. It also brought us the perception of a greater stimulus of the students with the development of its own project to the production of texts. In this sense, we hope to contribute with Portuguese teachers, both as regards to the teaching of writing as with to the search for new alternatives to enhance students' skills and increase their motivation to write more property and more often.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42202
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1981-5239 (online)
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_hmfpaivaaszavam.pdf659,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.