Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42221
Tipo: Resumo
Título: Análise das dificuldades enfrentadas por estudantes do segundo semestre do curso de farmácia - UFC
Autor(es): Lacerda, Athila Wesley Lima
Nóbrega, Fernanda Carlos
Romero, Nirla Rodrigues
Palavras-chave: Alunos;Farmácia;Dificuldades
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LACERDA, Athila Wesley Lima; NÓBREGA, Fernanda Carlos; ROMERO, Nirla Rodrigues. Análise das dificuldades enfrentadas por estudantes do segundo semestre do curso de farmácia - UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: INTRODUÇÃO: Iniciar a graduação pode ser um momento de mudanças e adaptações para o aluno e o período mais crítico e que leva muitos alunos à desistência do curso é exatamente esse. Com isso, a vivência inicial na Universidade é importante para que esses alunos permaneçam e tenham êxito na academia. Analisando a graduação em Farmácia como objeto de estudo, cuja carga horária e conteúdo ministrados são, muitas vezes, difíceis de serem administrados, destaca-se a necessidade de avaliar como estão os alunos do fim do primeiro ano do curso em relação às atividades e dificuldades provenientes dessa etapa. OBJETIVO: Analisar as dificuldades enfrentadas pelos graduandos do segundo semestre do curso de Farmácia e levantar propostas de melhoria, com o intuito de obter um maior aproveitamento do semestre e do curso. METODOLOGIA: 21 alunos matriculados no curso de Farmácia da UFC no segundo semestre, no ano de 2016 responderam um questionário online no programa Google Docs e nos deram acesso, por meio dele, às dificuldades que enfrentavam no momento da pesquisa. RESULTADOS: 81% dos alunos têm problemas com alguma disciplina (n=17). A cadeira que mais apresenta problemas aos alunos são as disciplinas de Química Analítica (85,7%; n=18), Físico-química (76,2%; n=16) e Bioquímica geral (47,6%; n=10). Os principais problemas relatados foram: nível da prova, volume de conteúdo, falta de horário livre, didática docente e lotação de aulas laboratoriais. Segundo dados da coordenação, Química Analítica e Físico-química registraram 34 e 24 reprovações, respectivamente. CONCLUSÂO: Diante do citado, observou-se que o tempo para estudar e o estilo de cobrança e didática de alguns professores são dificuldades enfrentadas por esses alunos, visto que estes não conseguem administrar seus horários, levando ao não acompanhamento do conteúdo ministrado, fazendo desses fatores uma porta para a evasão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42221
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_awllacerda.pdf51,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.