Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42223
Title in Portuguese: Comparação de experiência no treinamento em serviço na emergência cardiopulmonar do Hospital de Messejana entre os anos de 2014 e 2015
Author: Lopes, Franciglecia Barboza
Soares, Fernanda Queiroz
Lopes, Priscilla Castro Gurgel
Arnaud, Frederico Carlos de Sousa
Rodrigues Filho, Filadelfo
Rodrigues Sobrinho, Carlos Roberto Martins
Keywords: Treinamento
Emergência
Messejana
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LOPES, Franciglecia Barboza; et al. Comparação de experiência no treinamento em serviço na emergência cardiopulmonar do Hospital de Messejana entre os anos de 2014 e 2015. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Abstract in Portuguese: Introdução: O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma instituição terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares e cardíacas. Além de se destacar no transplante cardíaco de adultos e crianças, também é referência na emergência cardiopulmonar do estado, recebendo milhares de pacientes por mês. Assim, realizar treinamento em serviço neste setor é uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades médicas que não foram abordadas durante a graduação. Durante os anos de 2014 e 2015, três estudantes de medicina participaram de 29 plantões na emergência cardiopulmonar, aprendendo e vivenciando as dificuldades do sistema único de saúde. Relato de experiência: O treinamento em serviço de emergência tem grande importância na formação dos estudantes de medicina, pois lá vivenciamos as mais diversas situações de emergências cardiopulmonares, aprendendo que condutas devemos seguir. Com isso, como médicos recém formados, adquirimos mais segurança no manejo de pacientes críticos. Em comparação com 2014, o ano posterior representou uma série de problemas decorrentes da superlotação da emergência, o que influenciou negativamente o aprendizado dos graduandos. Aliando a falta de infraestrutura com o aumento da procura pelo serviço, houve menos tempo para discussões e realização de procedimentos, como intubação orotraqueal e punção de acesso venoso central. Entretanto, os alunos aprenderam a lidar com adversidades que, muito provavelmente, encontrarão no futuro. Sugestão de melhorias: O investimento em infraestrutura adequada que comporte o volume de pacientes que procuram diariamente a emergência cardiopulmonar aliado a contratação de maior quantidade de plantonistas beneficiaria os pacientes, que seriam atendidos com melhor qualidade, e os estudantes que estiverem realizando o treinamento em serviço, já que seria possível adquirir conhecimento teórico e prático de forma mais satisfatória.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42223
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_fblopes.pdf50,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.