Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42378
Tipo: Resumo
Título: Mídias digitais no ensino de engenharia
Autor(es): Oliveira, Brendow Richard Rodrigues de
Silva, Emanoel Sousa da
Cavalcante, Danielle Baltazar
Fernandes, Carlos Estevão Rolim
Palavras-chave: Vídeo-aulas;Probabilidade e Estatística;Mídias digitais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Brendow Richard Rodrigues et al. Mídias digitais no ensino de engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Este trabalho objetivou dar continuidade à implementação ferramentas digitais no ensino superior, dando continuidade a criação de conteúdo como apostilas e vídeo aulas para os estudantes do curso de graduação que cursam as disciplinas de Probabilidade e Estatística para Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC). De outro lado, o projeto buscou criar um website para a divulgação e distribuição do material produzido. Para tanto, vídeo aulas estão sendo roteirizadas em um formato que facilite a compreensão para os alunos, sobre determinado conteúdo. Em seguida, estas aulas serão produzidas e editadas utilizando ferramentas que facilitem a visualização e compreensão, como lousas digitais e softwares de apresentação. Por fim, todo o conteúdo digital produzido será disponibilizado para acesso pelos alunos a partir de plataformas de reprodução multimídia. Também está sendo elaborada uma apostila como material de apoio que, ao ser finalizada, poderá ser distribuídas aos alunos fisicamente ou através do website para auxiliar os estudantes a compreender melhor o conteúdo das vídeo aulas com exercícios e problemas práticos, assim o aprendizado será mais eficaz e concreto. O conteúdo didático disponibilizado em meio digital deverá ser um mecanismo facilitador para os alunos, pois as aulas em formato de vídeo poderão ser acessadas em qualquer local e horário, auxiliando os estudantes nos estudos. Desta forma, este projeto contribui significativamente para que o espaço e o tempo dedicados pelo professor aos alunos em sala de aula sejam privilegiados com atividades pedagógicas mais ricas em experiências focadas nos alunos em detrimento de um ensino mais conteudista. Pretende-se propiciar assim um abiente mais estimulante à participação e permanência dos discentes no curso de graduação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42378
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_brroliveira.pdf48,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.