Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42456
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento do processo de despesca do camarão "Hoso" (Head On Shell On) para o mercado externo, no município de Acaraú, Ceará
Autor(es): Garcia, Antônio César Rodrigues
Orientador: Furtado Neto, Manuel
Palavras-chave: Camarão marinho;Comercio e exportação
Data do documento: 2005
Citação: GARCIA, Antônio César Rodrigues. Acompanhamento do processo de despesca do camarão "Hoso" (Head On Shell On) para o mercado externo, no município de Acaraú, Ceará. 27 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: Com aumento da oferta de camarão marinho proveniente de cultivo no mercado internacional houve uma queda no seu valor comercial e um aumento da exigência dos importadores por qualidade. O objetivo do presente estágio na empresa SM Pescados Indústria, Comércio e Exportação Ltda., foi o de realizar durante o ano de 2004, o acompanhamento do processo de despesca do camarão "HOSO" ("Head On Shell On") para o mercado externo, no município de Acaraú, Ceará. Foi observado durante o estágio, que uma importante prática nos cultivos é a biometria, que consiste em medir os camarões periodicamente para se obter dados importantes, tais como: crescimento semanal, estado de saúde e determinar a quantidade de ração necessária para garantirmos a sanidade dos animais. Tema do estágio, a despesca é caracterizada como o ato de retirar o camarão do viveiro de engorda, podendo esse ser total ou parcial, diurno ou noturno. Durante o estágio foram acompanhados todos os procedimentos de despesca, realacionados a seguir: Biometria e Avaliação, Alimentação e Drenagem, Material de Despesca e Instalações Elétricas, Logística, Transporte, Recipiente Transportador, Operacionalização da Despesca, Choque Térmico e Tempo de Imersão, Avaliações, Acondicionamento, Checagem do Mapa de Controle, Auditoria Técnica, e Recebimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42456
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_acrgarcia.pdf21,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.