Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496
Title in Portuguese: Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
Author: Souza, Renata Costa de
Advisor(s): Nunes, Jefferson Veras
Keywords: Leitura
Internet
Booktube
Issue Date: 2018
Citation: SOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Trata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_rcsouza.pdf701,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.