Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42614
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da cultura do impresso às práticas informacionais em uma biblioteca patrimonial
Título em inglês: From the printed culture to the informational practices in a patrimonial library
Autor(es): Seabra, Elizabeth Aparecida Duque
Palavras-chave: Estudos de usuários;Práticas Informacionais;Diamantina;Biblioteca Antônio Torres
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Informação em Pauta
Citação: SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Da cultura do impresso às práticas informacionais em uma biblioteca patrimonial. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial, p. 101-120, maio 2019.
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa de pós-doutorado realizada junto ao grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais que teve por objeto uma Biblioteca subordinada à administração regionaldo Iphan, abrigada em um edifício tombado desde 1954, a Casa do Muxarabiê, localizada no centro de Diamantina, Minas Gerais. A biblioteca é analisada a partir do conceito de práticas informacionais engendradas pelos usuários que a frequentam (estudantes, turistas e pesquisadores) e seus profissionais em suas ações cotidianas, experiências e aprendizagens. A investigação utiliza como estratégias metodológicas a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com diferentes usuários. A partir da análise documental e das falas dos usuários estabelece-se questionamentos em relação ao lugar social da biblioteca como parte da paisagem e patrimônio da cidade. Postula-se que a relação entre instituição e usuários desencadeia práticas de produção de conteúdos informacionais diversificadas. Destaca-se como resultado da pesquisa que esta instituição não apresenta em suas ações cotidianas uma separação rígida entre as funções de arquivo, biblioteca e museu e, não se exibe claramente aos diferentes públicos com todas as potencialidades educativas decorrentes da riqueza de linguagens documentárias e de seus conteúdos específicos estando aberta a novas práticas informacionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42614
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_eadseabra.pdf475,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.