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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42614
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Da cultura do impresso às práticas informacionais em uma biblioteca patrimonial |
Título em inglês: | From the printed culture to the informational practices in a patrimonial library |
Autor(es): | Seabra, Elizabeth Aparecida Duque |
Palavras-chave: | Estudos de usuários;Práticas Informacionais;Diamantina;Biblioteca Antônio Torres |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Informação em Pauta |
Citação: | SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Da cultura do impresso às práticas informacionais em uma biblioteca patrimonial. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial, p. 101-120, maio 2019. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa de pós-doutorado realizada junto ao grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais que teve por objeto uma Biblioteca subordinada à administração regionaldo Iphan, abrigada em um edifício tombado desde 1954, a Casa do Muxarabiê, localizada no centro de Diamantina, Minas Gerais. A biblioteca é analisada a partir do conceito de práticas informacionais engendradas pelos usuários que a frequentam (estudantes, turistas e pesquisadores) e seus profissionais em suas ações cotidianas, experiências e aprendizagens. A investigação utiliza como estratégias metodológicas a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com diferentes usuários. A partir da análise documental e das falas dos usuários estabelece-se questionamentos em relação ao lugar social da biblioteca como parte da paisagem e patrimônio da cidade. Postula-se que a relação entre instituição e usuários desencadeia práticas de produção de conteúdos informacionais diversificadas. Destaca-se como resultado da pesquisa que esta instituição não apresenta em suas ações cotidianas uma separação rígida entre as funções de arquivo, biblioteca e museu e, não se exibe claramente aos diferentes públicos com todas as potencialidades educativas decorrentes da riqueza de linguagens documentárias e de seus conteúdos específicos estando aberta a novas práticas informacionais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42614 |
ISSN: | 2525-3468 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
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