Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42646
Tipo: Resumo
Título: A experiência com a educação infantil na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança: reflexões sobre sua importância no processo formativo em pedagogia
Autor(es): Sousa, Giovanna Rocha Guimarães
Pereira, Jorgiana Ricardo
Palavras-chave: Experiência;Educação Infantil;Crianças
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Giovanna Rocha Guimarães; PEREIRA, Jorgiana Ricardo. A experiência com a educação infantil na unidade universitária federal de educação infantil núcleo de desenvolvimento da criança: reflexões sobre sua importância no processo formativo em pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9)
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de apresentar algumas experiências vivenciadas como bolsista na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC), ressaltando a importância destas para meu processo formativo como graduanda do curso de Pedagogia da UFC. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, de 2006, estabelecem a obrigatoriedade da presença de disciplinas teóricas e práticas sobre Educação Infantil (EI) no currículo do mencionado curso. A atuação como bolsista na UUNDC, complementa o campo teórico do processo formativo em Pedagogia, uma vez que, possibilita a coparticipação no trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras e permite a vivência de práticas que se articulam com as temáticas estudadas nas disciplinas teóricas sobre EI ofertadas pelo curso. Nesse sentido, tem contribuído para o entendimento da complexidade do trabalho pedagógico com crianças pequenas, possibilitado a ampliação do conhecimento sobre a criança, o contato e a experiência em diversas situações específicas da docência na EI. Tudo isso tem favorecido o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o trabalho docente na primeira etapa da Educação Básica, como as necessárias para atender as necessidades de cuidado e educação das crianças, a observação crítica e reflexiva do cotidiano e das experiências de aprendizagens desenvolvidas com as crianças, a realização de um planejamento que dialogue com as singularidades de cada criança e do grupo, portanto, capaz de contribuir para que práticas pedagógicas necessárias e favoráveis ao desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças sejam realizadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42646
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_grgsousa.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.