Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42682
Tipo: Resumo
Título: Sistema de alerta para alunos com deficiência auditiva.
Autor(es): Lins, Lais Raynne Pinheiro
Magalhães, Pedro Kasprzykowski Soares
Silva, Jadiel Estevão Oliveira da
Galvão, Victor Gabriel Russo
Cruz, Luca Israel de Moura
Bezerra, Carlos Andre Dias
Palavras-chave: Deficiência Auditiva;Inclusão Social;Dispositivo Eletrônico
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LINS, Lais Raynne Pinheiro et al. Sistema de alerta para alunos com deficiência auditiva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: O projeto tem como objetivo emitir sinais visuais para alertar os alunos com deficiência auditiva sobre o início e final dos horários de intervalos entre as aulas. O dispositivo proposto foi desenvolvido em parceria com o núcleo gestor e alunos da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Joaquim Nogueira, que conta com o curso de Libras, no qual a grande maioria dos alunos tem surdez total ou parcial, e surgiu como uma forma de solução da problemática dos atrasos frequentes dos estudantes surdos em retornar às salas de aula, uma vez que não conseguem ouvir a sirene de alerta, resultando em diversas interrupções durante o horário de aula, prejudicando, não apenas o professor que já iniciou a aula, como o restante dos alunos já presentes na sala de aula, e diminuindo, de modo geral, o aproveitamento estudantil. O aparelho está sendo construído no Laboratório de Protótipos Educacionais e Mecatrônica (LPEM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já possui um projeto de extensão na escola, conhecido como Mecatrônica Livre, no qual os universitários integrantes do laboratório ministram aulas sobre eletrônica básica para os alunos de escola pública do ensino médio. Dessa maneira, a ideia de criação do Sistema de Alerta Para Alunos com Deficiência Auditiva foi integrar os conteúdos abordados no Mecatrônica Livre a um projeto de relevância social para o meio no qual os alunos estão inseridos. Inicialmente, foram dadas oficinas de introdução a alguns componentes eletrônicos necessários para a construção do projeto. Em seguida, visitas à escola foram feitas de forma a estudar a melhor forma de implantação do projeto. No momento o dispositivo está em fase de construção. Por fim, pretende-se, com este projeto, ajudar no bom funcionamento das atividades escolares ao desenvolver uma maneira com que todos os alunos, independente de sua deficiência, não sejam prejudicados. Contribuindo, portanto, para maior inclusão social e melhor rendimento escolar desses estudantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42682
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lrplins.pdf50,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.