Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42706
Tipo: Resumo
Título: Judô universitário: um caminho para novas graduações
Autor(es): Muniz, Reginaldo da Silva
Ribeiro Neto, José Wilson Gomes
Medeiros, Ana Patricia
Silva, Patrícia Távila Lima da
Souza, Wildner Lins de
Palavras-chave: Educação;Judô;Graduação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MUNIZ, Reginaldo da Silva et al. Judô universitário: um caminho para novas graduações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: O judô sofreu uma considerável expansão pelo mundo nos últimos 50 anos. Atualmente, mais de 180 países são filiados à Federação Internacional de Judô e a modalidade é reconhecida internacionalmente pela sua relevância no cenário das lutas marciais. Nas práticas do judô, uma modalidade esportiva de origem asiática (Japão), percebe-se claramente a mesclagem e a intervenção de diferentes culturas, oriental e ocidental, produzindo um fenômeno sociológico de integração entre povos distintos. A aceitação e respeito pelas diferenças étnicas, culturais, sociais e políticas, onde os princípios, regras e fundamentos do judô, tornados universalizados, permitem essa união. O Judô, assim como a grande maioria das artes marciais modernas, utiliza-se de um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação de seus alunos. Esse sistema de graduação, utilizados pelas artes marciais em todo o mundo, foi originalmente criado por Jigoro Kano, o fundador do judô, sendo depois aperfeiçoado com o passar do tempo. Assim, em 1883, o Sensei Jigoro Kano fez sua primeira divisão em seus alunos, dividindo-os em Mudansha (não-graduado) e Yodansha (graduado). Os mudanshas tem sua graduação divididas em Kyus (nível de habilidade). Os yodanshas tem sua graduação dividida em Dans (grau). O sistema de faixa colorida para os diversos kyus foi criado posteriormente na Europa, e daí exportado para o restante do mundo e das artes marciais, pois inicialmente, no Japão, a faixa branca era utilizada por todos os níveis de kyus, sendo que algumas escolas utilizavam a faixa marrom para os kyus mais elevados, e a preta para os yodanshas. As promoções no judô baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42706
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rsmuniz.pdf51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.