Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes
Autor(es): Rodrigues, Eleomar dos Santos
Palavras-chave: Colonialidade do saber;Educação;Lander
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RODRIGUES, Eleomar dos Santos. Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 54-65.
Resumo: Neste ensaio, pretendemos apresentar a reflexão de alguns autor@s acerca do que seja a Colonial idade do Saber e des-cobrir seus desdobramentos no ambiente escolar. Para isso recorremos a Lander (2005) (Colonialidade do saber), Figueiredo (2009) (Pedagogia Eco-Relacional), Paulo Freire (2005) (Pedagogia do Oprimido) e Gomes (2002) (Educação antiracista afrodescendente) na tentativa de anunciar uma perspectiva de educação que: alimente o imaginário; valorize a afetividade e não apenas a razão; seja popular no sentido de aceitar a tod@s; não largue a mão do cotidiano; estimule a criatividade, e deixe os corpos e as mentes libertos para interagir com o mundo. Sendo, neste sentido, uma educação dialógica, relacional, libertadora, descolonializadora e antirracista. É importante frisar que colonialidade é diferente de colonialismo. Colonizar é se apropriar compulsoriamente de um espaço pertencente a outras pessoas, dominar política, econômica e socialmente esse lugar e aqueles que o habitam. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894
ISBN: 978 85 7282 454 5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_esrodrigues.pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.