Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42896
Tipo: Artigo de Evento
Título: O feminismo deu o ar da graça: o riso no discurso das charges do periódico feminista Brasil Mulher (1975-1978)
Autor(es): Crescêncio, Cíntia Lima
Palavras-chave: Igualdade entre mulheres e homem;Feminismo;Feminismos de Segunda Onda
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: CRESCÊNCIO, Cíntia Lima. O feminismo “deu o ar da graça”: o riso no discurso das charges do periódico feminista Brasil Mulher (1975-1978). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: O riso é corriqueiramente visto como um gesto com alcance social que serve à humilhação, um prestador de “desserviços” a pessoas e a organizações com causas sociais bem definidas, como é o caso do feminismo. No entanto, no periódico feminista Brasil Mulher, ele foi significado de outra maneira. A publicação fazia circular charges que tinham como objetivo questionar temas que hoje denominamos como problemas de gênero, ou seja, aspectos ligados à maternidade, à reprodução, ao trabalho feminino e à igualdade entre mulheres e homens. Para isso o jornal fazia amplo uso do humor. No contexto de emergência dos feminismos de Segunda Onda no Brasil e do surgimento da imprensa feminista, o mesmo riso acusado de servir à desqualificação de alguém ou de uma causa, funcionava no discurso imagético como um gesto subversor. Nesse sentido, apresento a proposta do presente artigo: analisar, a partir de uma amostragem de charges e tirinhas publicadas em um dos principais periódicos feministas brasileiros, o Brasil Mulher, como o riso foi explorado como instrumento de intervenção e de revolução por mulheres que se identificavam com as causas feministas. Para isso destaco o número de 5 charges e de 2 tirinhas publicadas durante os anos 1975 (momento de fundação do referido periódico) e 1978i. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42896
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_clcrescencio.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.