Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43092
Title in Portuguese: Marketing político digital: De Obama a Dilma
Author: Araújo, Gislene Freitas
Advisor(s): Rios, José Riverson Araújo Cysne
Keywords: Marketing político
Issue Date: 2010
Citation: ARAÚJO, G. F. Marketing político digital: De Obama a Dilma. 2010. 102 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem por objetivo analisar a campanha da primeira mulher eleita presidente do Brasil pelo viés do marketing político digital, comparando-a com a do presidente americano Barack Obama. A campanha da presidente eleita Dilma Rousseff na Internet, nas páginas oficiais da candidata, foi bastante diversificada em suas estratégias de marketing digital. Abrangeu as redes sociais mais utilizadas no país e ainda contou com com as criadas especificamente para a campanha. Pelas características inerentes à Internet, bem com ao comportamento dos internautas, este trabalho mostra que não foram os perfis oficiais da candidata os principais responsáveis pela criação e propagação de conteúdo na rede. O Twitter foi largamente utilizado pelos candidatos de uma maneira geral nesta campanha. Mas a equipe de campanha apenas sugeria alguns assuntos, os verdadeiros responsáveis pelo grande sucesso da campanha na rede foram os usuários comuns. A importância da campanha da Web pode ser medida a partir da afirmação de Marcelo Branco de que a Internet foi o terceiro bloco formador de opinião nessas eleições, ficando atrás apenas da TV e dos partidos políticos e seus candidatos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43092
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_gfaraújo.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.