Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43118
Tipo: TCC
Título: Efeito do poussacarídeo sulfatado extraído da alga marinha vermelha botryocladia occidentalis como agente antiviral em um cultivo experimental do camarão marinho litopenaeus vannamei
Autor(es): Souza, André Luiz Freitas de
Orientador: Costa, Francisco Hiran Farias
Palavras-chave: Engenharia de pesca
Data do documento: 2006
Citação: SOUZA, André Luiz Freitas de. Efeito do poussacarídeo sulfatado extraído da alga marinha vermelha botryocladia occidentalis como agente antiviral em um cultivo experimental do camarão marinho litopenaeus vannamei. 2006. 41 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar o potencial do polissacarídeo sulfatado extraído da alga marinha vermelha Botryocladia occidentalis como ativador do sistema imunológico do camarão Litopenaeus vannamei no sentido de minimizar as perdas causadas pelo vírus da mionecrose infecciosa (IMNV). O experimento foi realizado usando 200 camarões L. vannamei, distribuídos em 5 grupos e cada grupo subdividido em 4 repetições com 10 juvenis estocados em aquários de 40 L por repetição. Ao final do experimento, nenhuma diferença significativa (P>0,05) foi observada entre as taxas de crescimento dos camarões L. vannamei infectados com IMNV e alimentados com dietas contendo PSB e dos indivíduos do Controle Infectado — Cl,. Entretanto, as taxas de sobrevivência dos tratamentos com camarões alimentados com as dietas contendo PSB foram significativamente maiores (P<0,05) que as dos indivíduos do grupo Cl. Os resultados indicam que as taxas de sobrevivência foram 92,5±5,0%, 90,0±8,2% e 92,5±9,6% para os camarões L. vannamei alimentados com PSB nas concentrações de 4, 8 e 12 g/kg inclusos na dieta, respectivamente, semelhantes aos valores observados para o grupo Controle Não Infectado — CNI — que foi de 92,5 ± 5,0% e 62,5±9,6 para o Cl. O conteúdo de proteína, a atividade hemaglutinante e atividade específica da hemolinfa de camarões L. vannamei infectados com IMNV e alimentados com dietas contendo PSB foram maiores que as dos camarões do grupo Cl. Finalmente, faz-se necessário à realização de novas pesquisas, visando à comprovação do poder antiviral do PSB de B. occidentalis em cultivos comerciais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43118
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_alfsouza.pdf29,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.