Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43126
Title in Portuguese: Influência da monitoria do módulo de cinemática muscular 2 no desempenho dos discentes no ano de 2016
Author: Policarpo, Fernanda Nair Nicolau
Xavier, Antônio Huydson Ferreira
Rodrigues, Helena Larissa das Neves
Lima, Pedro Olavo de Paula
Keywords: Monitoria
Nota
Prova
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: POLICARPO, Fernanda Nair Nicolau et al. Influência da monitoria do módulo de cinemática muscular 2 no desempenho dos discentes no ano de 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: A atividade de monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui como um todo para a universidade, pois consegue reforçar os assuntos estudados em sala, e aos alunos mais experientes permite uma vivência pedagógica. Essa atividade de apoio pedagógico ocorre em horários alternativos para solucionar dificuldades em relação à matéria. O módulo de Cinemática Muscular (CM) 2 apresenta grande carga horária, pois tem como objetivo dar continuidade ao conteúdo de CM1, ensinando técnicas utilizadas para avaliação e tratamento das disfunções do movimento. Portanto devido à natureza preparatória do módulo para as clínicas fisioterapêuticas acontecem tanto provas teóricas como práticas. Objetivo: Analisar se houve diferença no desempenho acadêmico dos alunos que frequentavam as monitorias no Módulo de CM 2 em 2016. Métodos: Foi realizado um estudo transversal no período de Março a Julho de 2016, comparando as notas obtidas nas provas teóricas e práticas dos 32 alunos do módulo, dividindo-os em ausentes ou assíduos nas monitorias. Os dados foram analisados no programa SPPS com estatística descritiva e análise de frequência. Para comparar as notas das 8 provas entre os indivíduos assíduos e ausentes, utilizou-se o teste t independente. Resultados: Foram realizadas 13 monitorias durante o semestre, de acordo com a média de presença da turma nas monitorias (6,38) adotou-se que o aluno seria considerado assíduo a partir de 6 presenças (19 alunos, 59,4%) e abaixo disso, como ausente (13 alunos, 40,6%). Em todas as provas os alunos Assíduos obtiveram notas maiores, entretanto, a diferença na segunda prova teórica e prática não foi estatisticamente significante, mas sabe-se que essa prova apresenta um conteúdo reduzido e há um trabalho que compõe parte da nota. Conclusão: Uma monitoria semanal para rever os assuntos teóricos e práticos parece beneficiar o desempenho acadêmico dos alunos assíduos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43126
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_fnnpolicarpo.pdf51,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.