Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43136
Title in Portuguese: O não me deixes: uma viagem gastronômica pelo sertão nordestino através da obra de Rachel de Queiroz
Author: Lemos, Thaís Amanda Ribeiro de Oliveira
Gondim Neto, Leopoldo
Keywords: Alimentação
Sertão
Nordeste
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LEMOS, Thaís Amanda Ribeiro de Oliveira; GONDIM NETO, Leopoldo. O não me deixes: uma viagem gastronômica pelo sertão nordestino através da obra de Rachel de Queiroz. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Abstract in Portuguese: A obra literária “O Não Me Deixes” traz a tona o tema preferido da romancista cearense Rachel de Queiroz: o sertão nordestino. A estrutura dedicada ao livro é de extrema importância para o entendimento do cotidiano do sertanejo, partindo da estrutura de seu habitat até a sua forma de alimentação, das suas memórias até seus famosos “causos”. Desde a apresentação da cozinha, fornos e fogões até a preparação das bebidas, Rachel consegue abordar de tudo um pouco: as cozinheiras Antonia e Nise, as principais preparações da fazenda, que iam da matança dos animais, passando pelo café torrado, pela preparação da farinha de mandioca até as receitas mais requintadas, como o peru em eventos festivos. Os ingredientes típicos, como o milho e o feijão ocupavam um lugar importante na mesa do sertanejo, mas nada se comparava aos doces, que eram preparados com frutas colhidas na fazenda e faziam a alegria de crianças e adultos. Vários capítulos trazem preparações de autoria das cozinheiras da fazenda, como a receita do queijo de coalho, do requeijão, do baião de dois, da pamonha, do doce de caju, entre outras. Através delas Rachel de Queiroz conseguiu expor minuciosamente a simplicidade da alimentação no sertão do nordeste: comida sem muita variedade, mas feita com ingredientes da “terra” e muito bem temperadas. A leitura de “O Não Me Deixes” é recomendada para quem gosta de unir história a gastronomia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43136
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_tarolemos.pdf49,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.