Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4315
Título: Concentração do atendimento a pacientes com hanseníase em municípios do estado do Ceará
Título em inglês: Concentration of Hansen’s disease patients care in the state of Ceará
Autor(es): Evangelista, Clara Maria Nantua
Tavares, Clodis Maria
Coriolano, Lindélia Sobreira
Palavras-chave: Hanseníase
Fatores de Risco
Data do documento: 2008
Editor: Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ)
Citação: EVANGELISTA, C. M. N. ; TAVARES, C. M. ; CORIOLANO, L. S. (2008)
Resumo: Tem-se como objetivo deste estudo identificar os fatores que levam à concentração do atendimento de hanseníase em unidades de saúde da rede no estado do Ceará. Tratase de uma investigação de caráter operacional, descritivo, realizada em três municípios do estado, referente aos anos de 2004 e 2005. Foram selecionados três municípios que apresentaram a maior taxa de detecção e de prevalência de hanseníase nos últimos cinco anos. Os dados foram coletados nas unidades de saúde com maior concentração de casos, bem como em uma unidade de saúde mais próxima e em uma mais distante geograficamente da unidade de maior concentração. Os dados foram analisados utilizando-se o programa EpiInfo 6.04d. Os fatores identificados como facilitadores da concentração nas unidades de saúde foram: (1) acesso dos usuários às unidades de saúde concentradas; (2) encaminhamentos inadequados por parte dos profissionais; (3) desconhecimento dos procedimentos de referência e contra-referência pelos profissionais de saúde e gestores; (4) treinamento inadequado ou insuficiente levando à insegurança no diagnóstico; (5) Aliança Municipal de Eliminação
Abstract: The objective of this research was to identify the main factors that lead to the concentration of Hansen’s disease (HD) treatment in certain health centers in Ceará state public health network. This was an operational study of descriptive/comparative nature, conducted in three municipalities of the State over the period of 2004-05.
Descrição: EVANGELISTA, Clara Maria Nantua ; TAVARES, Clodis Maria ; CORIOLOANO, Lindélia Sobreira . Concentração do atendimento a pacientes com hanseníase em municípios do estado do Ceará. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), v. 16 n. 2, p. 231-242, abr./jun. 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4315
ISSN: 1414-462X
Aparece nas coleções:DSC - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_cmnevangelista.pdf93,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.