Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43222
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A aprendizagem em células cooperativas e a efetivação da aprendizagem significativa em sala de aula
Título em inglês: The cooperative learning in cells and a significant learning effective in the classroom
Autor(es): Miranda, Carmen Silvia Nunes de
Barbosa, Marília Studart
Moisés, Talita Feitosa de
Palavras-chave: Educação Significativa;Aprendizagem Significativa;Aprendizagem Cooperativa;Pedagogia da Cooperação
Data do documento: 2011
Citação: MIRANDA, Carmen Silvia Nunes de; BARBOSA, Marília Studart; MOISÉS, Talita Feitosa de. A aprendizagem em células cooperativas e a efetivação da aprendizagem significativa em sala de aula. Revista do Nufen, Belém (PA), ano 3, v. 1, n. 1, p.17-40, jan./jul. 2011.
Resumo: Este artigo tem por intuito fomentar a vivência da aprendizagem significativa rogeriana em sala de aula, a partir de uma articulação dessa com princípios e recursos da aprendizagem cooperativa desenvolvida pelo Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). Tal encontro torna possível a busca por alternativas ao ensino formal dirigido e centrado no professor. A importância dada às experiências dos estudantes no processo de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de seus potenciais e interesses, a relevância das relações humanas travadas nesse contexto educacional e a busca por recursos efetivos, são pontos convergentes dessas duas propostas.
Abstract: This article is meant to ferment Roger’s Significant Learning experience in the classroom, from an articulation of the bases and resources of Cooperative Learning developed by the Cooperative Cells Educational Program. Such interaction enables the search for alternatives to the Formal Directed Education focused on the teacher. The importance given to the experiences of students in the learning process, focusing on the development of their potential and interests, the relevance of Human relationships addressed in the educational context and the search for effective resources are converging points of these two proposals
Resumen: Este artículo se destina a fomentar el aprendizaje significativo de Rogers en aula de clase, a partir de una articulación de los principios y las características del aprendizaje cooperativo desarrollado por el Programa de Educación en Células Cooperativas – PRECE. El encuentro posibilitó la búsqueda de alternativas a la educación formal dirigida y enfocada en el profesor. La importancia dada las experiências de los estudiantes em el proceso de aprendizaje, centrándose en el desarrollo de sus potencialidades e intereses, la importância de las relaciones humanas atrapadas em el contexto educativo y la búsqueda de soluciones eficaces, son puntos que están convergiendo en las dos propuestas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43222
ISSN: 2175-2591
Aparece nas coleções:PPGP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_csnmirandamsbaarbosatfmoises.pdf238,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.