Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43255
Tipo: TCC
Título: Caracterização da pesca artesanal praticada com jangadas sediadas na enseada do Mucuripe no Município de Fortaleza — Ceara
Autor(es): Freitas, Marcelo Carneiro de
Orientador: Maria Selma Ribeiro, Viana
Palavras-chave: Pesca artesanal
Data do documento: 2000
Citação: FREITAS, Marcelo Carneiro de. Caracterização da pesca artesanal praticada com jangadas sediadas na enseada do Mucuripe no Município de Fortaleza — Ceara. 2000. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
Resumo: A pesca 6 uma atividade milenar de extração de produtos alimentícios e pode ser classificada em artesanal e industrial. A pesca artesanal marítima constitui-se numa atividade que pouco evoluiu sob o ponto vista tecnológico da pesca e do pescado. O presente trabalho visa obter informações sobre a pesca artesanal realizada com jangadas no que se refere à tecnologia de pesca e produção. Os dados são provenientes do Programa REVIZEE, coletados na Enseada do Mucuripe no município de Fortaleza — CE, durante o período de março de 1999 a fevereiro de 2000. Foram realizados 130 dias de amostragens durante o período em estudo. Como resultados verificou-se que as jangadas não tiveram grandes modificações tecnológicas, atuando numa érea de pesca que se estende desde o mar de Paracuru ao mar do lguape, utilizando a linha de mão como aparelho de pesca. A amostragem abrangeu um total 1.875 indivíduos de uma grande diversidade de espécies, porém seis foram de maior interesse comercial na qual perfizeram 52,6% total das capturas: Lutjanus jocu, Lutjanus synagris, Lutjanus chrysutvs, Myctero perca bonaci, Haemulon plumieri, Scomberomorus cava/Ia. CPUE tanto para o total de capturas quanto para as espécies principais tendem a aumentar á medida que se aproxima do final do ano, provavelmente em decorrência do período de calmaria dos ventos e do período reprodutivo no caso das espécies principais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43255
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_tcc_mcfreitas.pdf62,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.