Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43270
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Ciclo de debates na UFC: acessibilidade atitudinal?
Autor(es): Lira, Ana Karina Morais de
Frota, Ana Maria Monte Coelho
Palavras-chave: Acessibilidade atitudinal;Práticas de informação e sensibilização;Ciclo de debates sobre Inclusão
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Ciclo de debates na UFC: acessibilidade atitudinal? In: LIRA, Ana Karina Morais de; FROTA, Ana Maria Monte Coelho (orgs.). Inclusão de alunos com deficiência na Universidade Federal do Ceará: o Projeto UFC Inclui em debate. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 79-89.
Resumo: Resumo: Diante do desafio da criação de uma cultura inclusiva nas universidades brasileiras, projetos que visam a inclusão de alunos com deficiência nessas instituições têm tentado promover a acessibilidade atitudinal através de práticas de informação t' sensibilização como ciclos de debates, campanhas de conscient ização etc. Nesse estudo, avaliamos o impacto, na Universidade l'ederal do Ceará (UFC), de um ciclo de debates sobre inclusão ti . alunos com deficiência. Esse ciclo foi promovido pelo Projeto UFC Inclui durante 2006 e contou com 16 debates abordando vários tipos de deficiências. O estudo revela que o ciclo envolveu platéia de 704 pessoas, com média de 44 pessoas por debate. A análise dos dados mostra respostas positivas, mas também aspectos preocupantes, que indicam a necessidade de novas ações. ( :oncluímos que o evento causou um impacto significativo nes- .1universidade, revelando, inclusive, a condição atual da UFC 'I11.1t1o1ao tema da inclusão de alunos com deficiência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43270
ISBN: 978 85 7282 631 0
Aparece nas coleções:SA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_akmliraammcfrota.pdf6,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.