Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCaceres, Guillermo Tinoco Silva-
dc.contributor.authorAndrade Filho, Elói Joaquim de-
dc.date.accessioned2019-07-03T13:28:51Z-
dc.date.available2019-07-03T13:28:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationANDRADE FILHO, E.J. Ensino de teclado no interior do Ceará: uma análise do ensino de teclado em três instituições na cidade de Cruz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, Sobral, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43336-
dc.description.abstractThis work is an increase on several reflections about musical education, as musical learning and instrumental education, in the context, mainly the keyboard teaching inside the Ceará. More precisely, in Cruz city. Three institutions was aimed, (1) plublic; (2) private; (3) religious one. Aiming this bibliographic study and information of ones, teaches a student’s features, pedagogical actions, textbooks, moreover in the observation of the physical environment and instruments used in each institutions included at research, looking the mainly differences and similarities among the three study ‘subjects. Beyond bibliographic research, we used documental research, observation, photos and filming, we apply requests semi-structured to get all necessary informations. Then the main methodological aspects, training and ideological represented in the keyboard education in Cruz and the relation of one among the three spaces are, generally, grounded on different experiences and we cannot choose the best ones. Each structure of education has his specifically goals and follow one different direction, getting different results. Also each institution or instructor use them specifically textbooks called at them wish as well as in the threes institution every instruction use his textbook or find one according with his institution. In addition, we analyzed a similarity between the public and private system, perhaps because the hereditary that exist these cases, differently of the religious institution, probable because the influence brought to educator that was born in USA and graduated there. In the end, there is not one specifically keyboard education model and is necessary each person find the best way to do and analyze it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de tecladopt_BR
dc.subjectDiferentes contextos de ensino.pt_BR
dc.titleEnsino de teclado no interior do Ceará: uma análise do ensino de teclado em três instituições na cidade de Cruz.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é uma contribuição para as reflexões sobre as diversas concepções acerca da educação musical, ensino e aprendizagem em música e ensino de instrumento, dando maior ênfase ao teclado musical eletrônico e seu ensino no interior do Ceará. Utilizando como recorte geográfico a cidade de Cruz, apresentamos uma análise dos modelos de ensino praticados nos contextos de três instituições da cidade: (1) pública; (2) particular e; (3) de contexto religioso. Com base em referências bibliográficas e partindo do levantamento de dados sobre os objetivos das instituições, o perfil dos professores e alunos, organização das atividades pedagógicas, materiais didáticos, além da observação dos ambientes físicos e instrumentos utilizados em cada instituição participante da pesquisa, apontamos as principais diferenças e semelhanças entre os três objetos de estudo. Além da pesquisa bibliográfica fizemos uso de pesquisa documental, observação não participante, fotografias e filmagens, aplicamos questionário e realizamos entrevistas semi-estruturadas para coleta das informações relevantes ao estudo. Concluímos que os principais aspectos metodológicos, formativos e ideológicos presentes no ensino de teclado da cidade de Cruz e as relações de ensino e aprendizagem nos três espaços são, em geral, fundamentadas em experiências distintas e que não podemos eleger que uma seja melhor que a outra. Cada modelo de ensino tem seus objetivos e percorrem uma direção diferente, buscando resultados diversos. Com relação ao material didático, cada instituição ou docente escolheu um formato mais condizente com seus recursos, objetivos e familiaridades, tanto é que os métodos utilizados nos três casos são de autoria dos próprios professores ou foram buscados em contextos que demonstrassem similaridades à instituição em que os métodos seriam trabalhados. Também vimos que há uma similaridade maior entre o ensino público e particular, talvez devido à “hereditariedade” que há entre os dois casos, diferentemente das atividades do contexto religioso, provavelmente pelas influências trazidas pela educadora que lá atua que nasceu e se formou nos Estados Unidos. Enfim, não há uma forma singular quanto ao ensino de teclado e cabe a cada professor buscar as melhores formas de fazê-lo ou avaliá-lo.pt_BR
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_ejandradefilho.pdf2,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.