Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43422
Title in Portuguese: Acompanhamento do manejo alimentar de juvenis de cioba (Lutjanus analis), cultivados em laboratório
Author: Pinho, Igor Melo de
Advisor(s): Furtado Neto, Manuel Antonio de Andrade
Keywords: Engenharia de pesca
Issue Date: 2006
Citation: PINHO, Igor Melo de. Acompanhamento do manejo alimentar de juvenis de cioba (Lutjanus analis), cultivados em laboratório. 28 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
Abstract in Portuguese: O presente relatório descreve o cultivo de Lutjanídeos, resultante de um estágio em um Centro de Pesquisa, que é essencial ao estudante de Engenharia de Pesca para compreensão do processo produtivo aqüícola. O objetivo do presente estágio no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi o de realizar o acompanhamento do processo de manejo de juvenis de cioba (Lutjanus analis), cultivados em laboratório. O Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), está localizado às margens do rio Pacoti, no Município do Eusébio — Ceará (latitude 3°53'15" S; longitude 38°22'30" W), a 10km de Fortaleza. O CEAC possui área total de 4 hectares, (doada pela Prefeitura do Eusébio) e a construção da sua infra-estrutura foi financiada pela "Fundação AlphaVille". O estágio foi realizado durante o período de janeiro a julho de 2006, totalizando 288 horas, acompanhando as seguintes atividades: a) captura, profilaxia e estocagem dos peixes; b) abastecimento, tratamento e controle de qualidade da água no sistema de cultivo; c) manejo alimentar. O manejo alimentar de lutjanídeos no âmbito do presente estágio, foi conduzido através da formulação de uma dieta experimental elaborada com ração comercial para peixes de água doce, que contém sais minerais e vitaminas, farinha de peixe, peixe e camarão moídos, provendo sais minerais e vitaminas, proteína mais adequada, e maior atratividade. De acordo com observações prévias feitas no laboratório acerca do comportamento alimentar dos peixes, foi constatado um excelente nível de aceitação (atratibilidade) dessa ração experimental, devido também ao fato de que os péletes produzidos permaneceram na coluna d'água o suficiente para que os peixes detectassem a presença da ração antes de afundar completamente. O acompanhamento do manejo alimentar realizado como Estágio Supervisionado, necessário para a conclusão do Curso de Engenharia de Pesca, foi fundamental para a minha formação, onde tive a oportunidade de conhecer como é realizado o manejo alimentar em um centro de pesquisa e os demais processos envolvidos em sistemas de produção aqüícola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43422
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_impinho.pdf21,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.