Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43459
Title in Portuguese: Análise de custo e rentabilidade de embarcações envolvidas em pescarias artesanais marinhas, localidade de Ajuruteua, no município de Bragança, estado do Pará 2006-2007
Author: Cavalcante, Shelly Jataí
Advisor(s): Carvalho, Roberto Claudio de Almeida
Keywords: Pesca artesanal
Issue Date: 2009
Citation: CAVALCANTE, Shelly Jataí. Análise de custo e rentabilidade de embarcações envolvidas em pescarias artesanais marinhas, localidade de Ajuruteua, no município de Bragança, estado do Pará 2006-2007. 2009. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como objetivo o estudo das condições microeconômicas em que operam embarcações artesanais marinhas na localidade de Ajuruteua, Município de Bragança, Estado do Pará. Ao logo do período de abril de 2006 a janeiro de 2007 foram acompanhadas todas as viagens das 15 embarcações do à rede como petrecho de pesca de uso quase que universal. Os tipos de embarcações existentes e analisadas no trabalho são classificadas como barco de pequeno porte, canoas motorizada e canoas montarias. Foi feita a coleta sistemática dos dados referentes aos gastos com os insumos, serviços e mão-de-obra, bem como às produções e receitas obtidas. A partir desses dados, procedeu-se à determinação das composições de produção, receita e despesas, dos resultados líquidos, das remunerações da mão-de-obra envolvida e de vários indicadores econômicos para os dois tipos de barco. Os barcos de pequeno porte, as canoas motorizadas e as canoas montarias apresentaram a pescada gó como o produto mais significativo, com 37,65%%, 58,42% 57,94% respectivamente do total capturado, contribuindo com 33,93%, 63,94% e 64,25% da receita das pescarias. Venda de abas e grudes representaram 7,23% do valor total da receita nos barcos de pequeno porte. O item mão-de-obra foi o mais importante para todas as embarcações analisadas no que se referem aos custos de produção. A Relação benefício/custo foi maior que um para Barcos de Pequeno Porte - BPP (1,22) e Canoas Motorizadas - CAM (1,09) e para Canoas— montarias - CAN-MON (1,03) indicando que os três possuem viabilidade econômica. O tempo de remuneração do capital para BPP foi menor do que as outras embarcações, levando 6,29 anos para repor o capital empatado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43459
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_sjcavalcante.pdf27,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.