Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43480
Title in Portuguese: Vibrio spp. na água e sedimento de viveiros de fazenda de carcinicultura no estado do Ceará- Brasil
Author: Rocha, Rafael dos Santos
Advisor(s): Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Keywords: Água - Bactérias Gram-negativas
Água - Contaminação
Engenharia de Pesca
Issue Date: 2008
Citation: ROCHA, Rafael dos Santos. Vibrio spp. na água e sedimento de viveiros de fazenda de carcinicultura no estado do Ceará- Brasil. 2008. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
Abstract in Portuguese: Foram realizadas oito coletas, no período chuvoso, e três no período de estio em quatro fazendas de carcinicultura do Estado do Ceará (A, B, C, D), sendo duas localizadas no estuário do Rio Jaguaribe (A e B) e duas, do Rio Acaraú (C e D). Foram realizadas diluições e plaqueamento em Tiossulfato Citrato Bile Sacarose (TCBS), para a determinação da Contagem Padrão em Placas (CPP) de Vibrio spp. Para as amostras de água, a CPP de Vibrio spp. apresentou valores de <25 a 500 UFC/mL est. para fazenda "A", de <50 a 575 UFC/mL est. para fazenda "B", de 50 a 5.000 UFC/mL est. para fazenda "C" e de <225 a 425 UFC/inL para fazenda "D", enquanto para o sedimento esses valores foram de : <25 a 7.500 UFC/g est. para fazenda "A", de <50 a 500 UFC/g est: para fazenda "B", de <25 a 5.000 UFC/g est. para fazenda "C" e de <25 a 500 UFC/g para fazenda "D". Foram isoladas 36 cepas de Vibrio, sendo que 17 delas não foi possível a identificação até espécie. As cepas identificadas foram: três de V. vulnificus B1; duas cepas de V. calviensis, V. cholerae, V. litoralis, V. metschnikovii, e uma cepa de: V. agarivorans, V. alginolyticus, V. campbelli, V. corallilyticus, V. diazotrophycus, V. logei, V. mediterranei e V. vulnificus B2 . O baixo valor obtido na CPP de Vibrio spp. da água e sedimento e a diversidade dos isolados das fazendas demonstram que há eficiência no controle sanitário adotado, bem como cuidados durante o manuseio, o que ajuda no controle das populações de Vibrio spp. dos viveiros. Foram isoladas espécies de potencial patogênico ainda desconhecido para camarões cultivado, tais como: V. corallilyticus, V agarivorans, V. litoralis e V calviensis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43480
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tcc_rsrocha.pdf44,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.