Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43501
Title in Portuguese: Sobre a alimentação da primeira larava do caranguejo Uçá, Ucides cordatus cordatus (Linnaeus, 1763), em laboratório.
Author: Silva Neto, Antônio Alves da
Advisor(s): Abrunhosa, Fernando Araújo
Keywords: larvas de crustáceos
caranguejo Uçá
Issue Date: 2003
Citation: SILVA NETO, Antônio Alves da. Sobre a alimentação da primeira larava do caranguejo Uçá, Ucides cordatus cordatus (Linnaeus, 1763), em laboratório. 2003. 25 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Portuguese: Algumas larvas de crustáceos são suficientemente lecitotróficas para completar um estágio larval ou, o seu completo desenvolvimento larval, sem ser preciso alimentar-se. Em muitos casos, no entanto, é necessário alimento adicional para que o processo de muda se realize. Para verificar a necessidade de alimento no primeiro estágio de Ucides cord atus cord atus, larvas foram submetidas a 3 tratamentos (T1, T2 e T3), com três repetições: T1, larvas alimentadas com náuplios de Artemia recém-eclodidos; T2, larvas alimentadas com microalgas da espécie Dunatiella sp. e T3, larvas não alimentadas. Em todos os 3 tratamentos realizados foram observadas mudanças para o segundo estágio, nas proporções 43,3%; 81,7% e 16,7% para os tratamentos T1, T2 e T3, respectivamente. Observou-se que neste experimento a larva desta espécie, mesmo sem alimento, pode atingir o segundo estágio, porém com reduzida porcentagem. Náuplios de Artemia parecem não ser o único alimento adequado para as primeiras larvas de U. cordatus cordatus. Entretanto, microalgas Dunaliella sp. além de terem contribuído para a manutenção da qualidade da água tiveram influência na muda e atividade dos indivíduos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43501
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_tcc_aasneto.pdf3,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.