Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43510
Title in Portuguese: Reprodução, cultivo larval e desenvolvimento de juvenis do guaiamum, Cardisoma guanhumi, Latreille, 1825 em laboratório
Author: Mendes, Luciana do Nascimento
Co-advisor(s): Abrunhosa, Fernando Araújo
Keywords: Engenharia de Pesca
Caranguejos
Issue Date: 2002
Citation: MENDES, Luciana do Nascimento. Reprodução, cultivo larval e desenvolvimento de juvenis do guaiamum, Cardisoma guanhumi, Latreille, 1825 em laboratório. 2002. 37 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
Abstract in Portuguese: Neste trabalho foi observado a reprodução do guaiamum, Cardisoma guanhumi, estudando o completo desenvolvimento larval e o desenvolvimento de juvenis. Estudos preliminares relacionados ao número de ovos carregados por fêmeas de guaiamum, foi em média de 250.000 ovos. Larvas foram cultivadas em diferentes salinidades de 20 a 35‰, em aquários de 10 L e também em salinidades de 10 a 25‰. Os melhores resultados de sobrevivência foram para as salinidades de 20 e 25‰ para ambos ensaios. O completo desenvolvimento larval foi obtido através de sucessivas mudas dos diferentes estágios larvais (zoea e megalopa) até 1° juvenil. O Crescimento, bem como o comportamento dos juvenis, foi acompanhado até o 13° instar, para aqueles cultivados em grupo, e até o 10° instar para cultivo individual, com comprimentos médios de 16,4mm e 10,5mm, respectivamente. Dados obtidos após 12 meses. Para os reprodutores observou-se que, provavelmente, as fêmeas cultivadas em tanques de amianto já chegaram ao laboratório carregando a espermoteca presa em seu abdome. Análises macroscópicas das gónadas masculinas e femininas de guaiamum, possibilitaram a identificação preliminar de seus estádios de maturação, como o período em que as gônadas tornam-se maduras, estimando-se a época de fecundação e desova do guaiamum. Investigações futuras serão necessárias para esclarecer dúvidas ainda existentes sobre a reprodução da espécie.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43510
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_tcc_lnmendes.pdf41,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.