Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43583
Title in Portuguese: Hipertensão arterial: tecnologia educativa online acessível à cegos e videntes
Author: Oliveira, Thaysa Grasiely Sousa de
Advisor(s): Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Co-advisor(s): Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Keywords: Hipertensão
Pessoas com Deficiência Visual
Enfermagem
Inclusão Educacional
Promoção da Saúde
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, T. G. S. Hipertensão arterial: tecnologia educativa online acessível à cegos e videntes. 2019. 38 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Hipertensão Arterial é a doença cardiovascular que mais acomete a população brasileira, e por isso, configura-se como grave problema de saúde pública. Pessoas com deficiência visual possuem maiores dificuldades de acesso a informações e estão mais vulneráveis aos fatores de risco dessa patologia. Desse modo, evidencia-se a necessidade de disponibilizar tecnologia assistiva, que seja acessível aos cegos. Objetivou-se avaliar acessibilidade de manual educativo online sobre hipertensão arterial para aprendizagem de cegos e videntes. Trata-se de pesquisa metodológica, de avaliação de tecnologia. Coleta de dados ocorreu de janeiro de 2017 a março de 2018, no domicílio dos participantes videntes e em instituições educacionais para cegos em Fortaleza, Ceará. Participaram 117 pessoas, destes, 72 videntes e 45 cegos na avaliação do manual sobre hipertensão por meio do QUATA. O QUATA avalia os seguintes atributos: Objetivos, Acesso, Clareza, Estrutura e Apresentação, Relevância e Eficácia e, Interatividade. Observou-se que todos os itens obtiveram concordância positiva, superior a 80%. Os itens que alcançaram maior porcentagem de respostas, indicando adequabilidade foram: estímulo da aprendizagem; busca de informações sem dificuldades; conteúdo necessário para compreensão; organizado; desperta o interesse; interação e fácil navegação. Conclui-se que o “Manual sobre hipertensão arterial: conheça como prevenir”, é uma ferramenta de educação em saúde, que está acessível a cegos e videntes, e contribui para a promoção da saúde sobre Hipertensão Arterial.
Abstract: Hypertension is a cardiovascular disease of higher prevalence in Brazilian population, considered to be a severe problem in public health. Being able to see is considered a facilitation factor to integrate in everyday activities. Blind people have greater difficulties of accessing information and are more vulnerable to risk factors related to hypertension, if so, highlights the need to provide accessible educational technology to the blind. The aim of this study was to assess accessibility of an online manual on arterial hypertension for the learning of the blind and seeing people. It consists of an evaluation study with methodological research. Data collect took place from January 2017 to March 2018, on educational facilities for the blind and in the homes of seeing people in Fortaleza, Ceará. Participated in the study 117 people, in which 72 are seeing people and 45 are blind, in the assessment of accessibility with the Assistive Technology Assessment Questionnaire, it was observed that all items of the attributes such as Objectives, Access, Clarity, Structure and Presentation, Relevance and Efficiency, and Interactivity were found adequate with the minimum agreement of 80% by the majority of the participants. Items with the highest percentage of positive responses were related with the learning experience; search for information without difficulties; content needed for understanding; organized; arouses interest; interaction and easy navigation. The manual is concluded to be a valid and trustworthy tool in health education, is accessible to blind people, contributing to health promotion about arterial hypertension.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43583
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENFERMAGEM - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_tgsdoliveira.pdf545,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.