Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43620
Title in Portuguese: Análise da viabilidade técnico-financeira da implantação de um projeto de piscicultura como "pesquepague" em uma área da região metropolitana de Fortaleza
Author: Gomes, Ronnie Glendon Viana
Advisor(s): Carvalho, Roberto Claudio de Almeida
Keywords: Peixes - Criação
Issue Date: 1999
Citation: GOMES, Ronnie Glendon Viana. Análise da viabilidade técnico-financeira da implantação de um projeto de piscicultura como "pesquepague" em uma área da região metropolitana de Fortaleza. 1999. TCC (Graduação em Engneharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Abstract in Portuguese: 0 "pesque-pague" é um tipo de atividade comercial ligada à piscicultura que consiste na utilização de águas represadas, açudes e reservatórios pequenos, povoados artificialmente com peixes de variadas espécies, para a prática da pesca esportiva. O presente trabalho visa analisar a viabilidade de se implantar um projeto de piscicultura como "pesque-pague" em uma propriedade no município de Fortaleza (CE), com a aquisição de peixes adultos vivos de outros piscicultores especializados na sua engorda. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o local atende as exigências para a implantação de um pesque-pague, dada a estrutura de apoio já existente na propriedade, e estando esta estrategicamente bem localizada. Verificou-se também que a aquisição de peixes constitui o item mais importante do custo anual do projeto, contribuindo com 72,81% do custo variável total que, por sua vez, representam 82,11% dos custos totais anuais. Na situação normal, o projeto apresenta um retorno anual de 19%, garantindo pois o pagamento do investimento fixo inicial em um pouco mais de cinco anos. 0 excedente econômico é gerado a partir de 62% da biomassa total observada (Ponto de Nivelamento). Conclui-se, com base nos indicadores de avaliação microeconômica e na relação Beneficio/Custo, que o projeto é viável e que o mesmo deve ser executado. Na oportunidade foi feita uma análise de sensibilidade com parâmetros identificados, que serviram de base para se estimar a rentabilidade do projeto, e observou-se que o mesmo é bastante sensível ás variáveis econômicas de custos (acréscimos de 20%) e receitas (decréscimos de 10 e 20%), tornando-se inviável (relação beneficio/custo menor que um), nestas condições.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43620
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_tcc_rgvgomes.pdf48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.