Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43648
Tipo: TCC
Título: Análise de viabilidade econômico-financeira da terceirização de serviços em uma empresa do varejo farmacêutico
Autor(es): Sousa, Davi Sampaio de
Orientador: Saraiva Júnior, Abraão Freires
Palavras-chave: Terceirização;Viabilidade econômico-financeira;Varejo farmacêutico
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, D. S. de. Análise de viabilidade econômico-financeira da terceirização de serviços em uma empresa do varejo farmacêutico. 2019. 53 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O varejo farmacêutico no Brasil é um dos setores com maior competitividade entre as empresas. Isso faz com que as organizações do setor busquem cada vez mais a redução de gastos, sem comprometer a eficiência operacional do negócio. Nesse contexto, o presente estudo visa expor as análises e as etapas que foram necessárias, bem como a análise de viabilidade econômicofinanceira, para a implantação da terceirização dos serviços de limpeza em uma rede de farmácias presente em todo território nacional. A pesquisa iniciou-se a partir da necessidade de reduzir a taxa de crescimento dos gastos. Para tal, é proposto um método de quatro etapas que foi elaborado com a reunião de conceitos e técnicas, tais como a terceirização, as análises da Demonstração do Resultado do Exercício, a projeção de fluxos de caixa, o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, o payback descontado e análise de cenários. O estudo tem como metodologia uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa exploratória, onde os dados foram extraídos, tratados e analisados com o intuito de possibilitar a aplicação do método proposto. Como principais resultados têm-se a validação da possibilidade de terceirizar os serviços de limpeza, bem como a viabilidade econômico-financeira da implantação da terceirização em três cenários simulados.
Abstract: Pharmaceutical retail in Brazil is one of the sectors with the greatest competitiveness among companies. This makes organizations in the industry increasingly seek to reduce expenses without compromising the operational efficiency of the business. In this context, the present study aims at exposing the analyzes and stages that were necessary, as well as the economicfinancial viability analysis, for the implementation of the outsourcing of cleaning services in a network of pharmacies present throughout the national territory. The research started from the need to reduce the growth rate of administrative expenses. For this purpose, a four-step method is proposed that was elaborated with the gathering of concepts and techniques, such as outsourcing, analysis of the Statement of Income, the projection of cash flows, the net present value, the internal rate payback, and scenario analysis. The study has as a methodology a bibliographical research and an exploratory research, where the data were extracted, treated and analyzed with the intention of enabling the application of the proposed method. The main results are the validation of the possibility of outsourcing the cleaning services, as well as the economic and financial viability of the implementation of outsourcing in three simulated scenarios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43648
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_dssousa.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.