Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43927
Title in Portuguese: Eficiência de três tipos diferentes de coletores artificiais para puerulus e juvenis de lagosta do gênero Panulirus white
Author: Leite Filho, Raimundo Hélio
Advisor(s): Ogawa, Masayoshi
Keywords: Lagosta - Criação
Issue Date: 1997
Citation: LEITE FILHO, Raimundo Hélio. Eficiência de três tipos diferentes de coletores artificiais para puerulus e juvenis de lagosta do gênero Panulirus white. 1997. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997.
Abstract in Portuguese: 0 presente trabalho tem como objetivo determinar a eficiência de três tipos diferentes de coletores artificiais de puerulus e juvenis de lagosta do gênero Panulirus WHITE, que poderão ser utilizados em estudos de predição de futuras capturas a longo prazo (puerulus) e curto prazo (juvenis) na Praia de Ponta Grossa , no município de Icapui - Ce. Os estudos começaram em abril de 1996 e se estenderam até setembro do ano corrente. Os coletores artificiais passaram por modificações estruturais visando uma maior resistência e durabilidade 'as condições hidrodindmicas da área em estudo. Os coletores artificiais são de três tipos: superficial , meia-água e de fundo. 0 monitoramento dos mesmo foi feito levando-se em conta as fases lunares e sendo os indivíduos capturados separados por estágio de pigmentação. Os resultados mostram que em 1996 o coletor de fundo (manzuá) foi o mais eficiente , com pico de captura em setembro na fase de lua nova. Em 1997 , o coletor mais eficiente foi novamente o de fundo , porém com uma clara redução em termos de capturas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43927
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997_tcc_rhleitefilho.pdf32,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.