Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Thiago Moura de-
dc.contributor.authorViera, Neiva Francenely Cunha-
dc.contributor.authorAraújo, Márcio Flávio Moura de-
dc.contributor.authorPinheiro, Patrícia Neyva da Costa-
dc.date.accessioned2013-02-05T13:07:26Z-
dc.date.available2013-02-05T13:07:26Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationARAÚJO, T. M. et al. Abordagem grupal na prevenção da AIDS : análise do conhecimento de jovens de Fortaleza Rev. Rene, Fortaleza, v. 11, n. 3, p. 77-85, jul./set. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4398-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze adolescents’ knowledge about AIDS in Civil Social Organizations (OSC) which adopted the referential of groups in Fortaleza-Ceará. 24 youngsters of both sexes were accompanied during three meetings. They were between 13 and 24 years old and were from two groups linked to the organizations. The participant observation and the application of a structured questionnaire were used for the data collection. We identified that a good amount of adolescents has knowledge about AIDS and its means of prevention, however there are still doubts about the transmition of the HIV. The TV was the most mentioned source of information about AIDS (91,6%), followed by the school (87,5%) and friends (75%). Dialog about sexuality with parents occurred sometimes in 50% of the researched, while only 12,5% always talked about it. We conclude that the group approach is a praiseworthy source for health education of adolescents in the context of Aids, since it promotes knowledge with more dynamism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista RENEpt_BR
dc.subjectSaúde do Adolescentept_BR
dc.subjectSíndrome de Imunodeficiência Adquiridapt_BR
dc.subjectGrupos de Treinamento de Sensibilizaçãopt_BR
dc.titleAbordagem grupal na prevenção da AIDS : análise do conhecimento de jovens de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se analisar o conhecimento sobre Aids em grupos de adolescentes de Organizações Sociais Civis (OSC) que adotavam a abordagem grupal, em Fortaleza-Ceará. Acompanhou-se durante três encontros 24 jovens de ambos os sexos, entre 13-24 anos, de dois grupos organizados por OSC. Para a coleta de dados utilizou-se da observação participante e da aplicação de um questionário estruturado. Identificou-se que maioria dos adolescentes tem conhecimento sobre Aids e seus meios de prevenção, contudo ainda há dúvidas em relação à transmissão do HIV. A televisão foi o veículo mais referido (91,6%), seguido pela escola (87,5%) e amigos (75,0%) como fonte de informação sobre Aids. O diálogo com os pais, sobre sexualidade, ocorria em 50,0% dos pesquisados às vezes, em detrimento de 12,5% que dialogavam sempre. Conclui-se que a abordagem grupal é um recurso na educação em saúde de adolescente no contexto da Aids, ao promover o conhecimento com mais dinamismo.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue analizar el conocimiento sobre Sida en grupos de adolescentes de Organizaciones Sociales Civiles (OSC) que adoptaban el abordaje grupal, en Fortaleza-Ceará. Se acompañó durante tres encuentros a 24 jóvenes de ambos sexos, entre 13 — 24 años de edad, de dos grupos vinculados a OSC. Para recoger datos se utilizó la técnica de observación participante y la aplicación de un cuestionario estructurado. Se identificó que buena parte de los adolescentes están al corriente sobre el Sida y sus medios de prevención, sin embargo todavía existen dudas en relación a la transmisión del virus VIH. La televisión fue el vehículo más mencionado (91,6%), seguido de la escuela (87,5%) y amigos (75%) como fuente de información sobre el Sida. El diálogo con los padres, sobre sexualidad, ocurría en el 50% de los encuestados a veces, mientras que un 12,5% dialogaba siempre. De ello se deduce que el abordaje grupal es un recurso en la educación para la salud del adolescente en el contexto del Sida, al promover el conocimiento con más dinamismo.pt_BR
dc.title.enGroup approach in AIDS prevention : analysis of knowledge of young people from Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_mfmaraujo.pdf702,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.