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Title in Portuguese: Estudo comparativo do desenvolvimento da oralidade em língua inglesa nas modalidades presencial e a distância
Author: Sales, João Tobias Lima.
Keywords: Oralidade
Ensino de Línguas
Língua inglesa
Ensino à distância
Educação a Distância
Aquisição de linguagem
Issue Date: 2016
Publisher: Em Rede Revista de Educação a Distância
Citation: SALES, João Tobias Lima. Estudo comparativo do desenvolvimento da oralidade em língua inglesa nas modalidades presencial e a distância. Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 119-134, 2016.
Abstract in Portuguese: Este estudo comparou a produção oral em inglês de alunos de dois cursos de Letras, um presencial e outro a distância. Os alunos realizaram tarefas orais por um período de quatro semestres. As produções foram analisadas de acordo com os parâmetros: fluência, acurácia e complexidade. Um modelo de ANOVA de medidas repetidas foi usado para analisar o resultado de cada parâmetro. Na interação das variáveis Grupo e Tempo, não houve diferença significativa no desenvolvimento oral dos grupos, em cada parâmetro pesquisado. Considerando Grupo e Tempo separadamente, não há diferença significativa entre os parâmetros lexicais de acurácia e complexidade. De uma maneira geral, a aprendizagem de língua estrangeira a distância pode demonstrar desenvolvimento oral equivalente à presencial.
Abstract: This study compared the oral production of EFL students from two graduation programs for English teachers, one face-­‐to-­‐face and the other at distance. The students did oral tasks during the first four semesters. Their productions were analyzed according to the parameters: fluency, accuracy, and complexity. A model of ANOVA of repeated measures was used to analyze the results of each parameter. In the interaction of the variables Group and Time, there was no meaningful difference in the oral development of both groups in each parameter. Considering Group and Time separately, there is no meaningful difference between the oral development in the lexical parameters of accuracy and complexity. As a whole, distance foreign language learning may demonstrate levels of oral development equivalent to the ones in face-­‐to-­‐face language learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44053
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2359-6082
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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